método feldenkrais

Meu método é a integração dos sistemas esquelético, neuromuscular, ambiental e dos processos de desenvolvimento.

Moshé Feldenkrais

aprendizagem

O Método Feldenkrais é um processo de aprendizagem desenvolvido por Moshé Feldenkrais, físico, engenheiro, mestre de judô e estudante de desenvolvimento humano. Nos anos 1940-1980, ele explorou as interconexões entre o corpo, a mente, o ambiente e o autodesenvolvimento.

percepções e hábitos

O Método Feldenkrais possibilita que novas percepções aflorem e se desenvolvam, pois eleva nossa compreensão de como nos usamos no dia a dia e de como podemos mudar nossa maneira de agir. Essa mudança envolve o reconhecimento de hábitos e uma clareza da imagem corporal.

movimento

O Método Feldenkrais nos ensina a fazer distinções sutis e novas conexões entre o movimento e as sensações. Nos promove a habilidade de cuidar de nós mesmos, pois direciona nossa atenção para os processos de integração entre movimento, sensação, sentimento e pensamento.

processo terapêutico

O foco principal é ajudar a desenvolver potenciais e habilidades, tanto físicas, quanto mentais e emocionais. Por ser um processo de aprendizagem terapêutica pode ajudar crianças e adultos com algum tipo de deficiência a desenvolverem e aumentarem suas habilidades.

Mas como isso é feito?

A chave para nos movermos com mais facilidade e conforto é nos sentirmos claramente enquanto estamos nos movendo. Portanto, nas aulas do Método Feldenkrais, desaceleramos e geralmente trabalhamos com pequenos movimentos, uma vez que são o início de grandes movimentos.

Não será solicitado que você copie o professor ou acerte nada. Em vez disso, você será guiado por palavras ou toque para sentir como está se movendo. O processo é tanto profundo quanto relaxante.

Em vez de “consertar o problema” e deixar os alunos inevitavelmente repetindo seus padrões habituais, o profissional do Método orienta os estudantes para a autoconsciência sensorial e mental e aponta o caminho para alternativas. O processo é divertido e envolvente, e os resultados são duradouros.

O Método Feldenkrais enfatiza a tomada de consciência, a distribuição do esforço através de todo o corpo, expandindo a autopercepção e a capacidade de realizarmos nossas intenções. De forma gentil e inteligente, através da atenção plena (mindfulness), melhora a coordenação motora e a integração dos movimentos para podermos usufruir de um melhor equilíbrio em nossas ações cotidianas.

Quem pode praticar?

Podemos pensar em quatro bases de sustentação para o trabalho com o Método Feldenkrais: o corpo, o movimento, a aprendizagem e a relação com o ambiente. Desse modo, todos nós temos um corpo, todos nós nos movimentamos no ambiente em que estamos inseridos e todos nós temos a capacidade para aprender.

Assim, O Método Feldenkrais é benéfico para todos, mas especialmente se você quiser:

 

Como pode-se praticar?

Consciência pelo movimento

São as aulas em grupo nas quais o estudante explora uma combinação de movimentos construída para despertar suas percepções em relação à sua organização motora e proporcionar uma melhor qualidade nos movimentos, gerando mais liberdade articular, mais flexibilidade e, principalmente mais conforto nos movimentos. As lições são construídas levando em conta as fases do desenvolvimento motor, as relações biomecânicas e a integração dos movimentos nas ações propostas. O professor conduz a aula verbalmente, não existe demonstração para que o estudante possa ter a sua própria experiência e descobrir suas potencialidades. 

integração funcional

É a aula individual na qual existe o toque do professor como uma camada a mais de percepção. Nessa modalidade a aula é construída de acordo com o desejo do estudante e totalmente individualizada. O toque não é invasivo e se orienta na direção de ajudar o estudante a se perceber melhor. Com o toque e a manipulação corporal o professor conduz a atenção do estudante para a transmissão de informações entre as partes do corpo e ajuda na liberação da energia para que o movimento possa fluir com leveza. 

Movimento é vida. A vida é um processo. Melhore a qualidade do processo e você melhorará a própria vida.
Moshé feldenkrais

para crianças

Uma das aplicações mais fascinantes e gratificantes do Método Feldenkrais é o trabalho com bebês e crianças. Ao ajudar cada criança a desenvolver sua própria imagem sensorial, o desenvolvimento motor pode ser aprimorado e a criança pode encontrar novos caminhos de organização neural e física. Assim, novas perspectivas de aprendizagem são criadas.

No Método Feldenkrais, focamos nas habilidades da criança e não em suas limitações, para criar novas conexões e novos padrões e, assim, ajudar a melhorar seu desempenho físico, cognitivo e emocional. O trabalho envolve atenção, curiosidade, exploração, experimentação e integração da criança consigo mesma e com seu ambiente.

Muitas das condições que afetam o cérebro e o corpo de um bebê ou de uma criança em crescimento e amadurecimento podem causar problemas no desenvolvimento de sua capacidade de se mover e agir, o que, por sua vez, freqüentemente causará impedimentos a importantes aprendizados e ao desenvolvimento de habilidades.

Hoje existem muitos estudos sobre neuroplasticidade e a capacidade do cérebro de se regenerar. Moshé Feldenkrais costumava dizer que em caso de lesão neurológica, alguma quantidade de matéria cerebral costuma ser preservada para assumir as funções danificadas. É a partir desse pensamento que o método atua e nosso objetivo é que a criança possa “funcionar” bem, ou seja, que independente de problemas estruturais, as partes do corpo encontrem maneiras integradas de funcionarem juntas. 

Ao contrário de outras intervenções pediátricas que tratam o corpo de uma criança com técnicas de alongamento, mobilização, posicionamento e facilitação, o Método Feldenkrais envolve a criança, sem força ou imposição, em um processo que incentiva a descoberta e o uso de melhores padrões de movimento para promoverem um desenvolvimento saudável.

Quando o movimento da criança é mais fácil e confortável, a criança pode descobrir que existe mais de uma maneira de tentar fazer algo; que existem opções. Portanto, com mais opções disponíveis, a criança tem a possibilidade de encontrar maior sucesso e maior aprendizado em todos os aspectos de sua vida.

para saber mais

Aumenta a eficácia dos movimentos em qualquer atividade.

Elimina tensão muscular crônica, fadiga e stress.

Elimina dores e restrições na amplitude de movimento.

Desenvolve a capacidade de escolha e de criação.

Aumenta a vitalidade e rejuvenesce o sistema neuro-músculo-esquelético.

Restaura funções motoras em pacientes neurológicos e com lesões ortopédicas.

Aumenta a espontaneidade e a criatividade.

Aumenta a autoestima.

Todos podem se beneficiar do método. O Método Feldenkrais ajuda aqueles que experimentam dor crônica ou aguda nas costas, pescoço, ombros, quadris, pernas ou joelhos, bem como indivíduos saudáveis que desejam melhorar suas habilidades de movimento. O método tem sido muito útil para lidar com as condições do sistema nervoso central, como esclerose múltipla, paralisia cerebral e acidente vascular cerebral. Músicos, atores e artistas podem ampliar suas habilidades e aprimorar sua criatividade. Os idosos gostam de praticar para manter ou recuperar sua capacidade de se movimentar sem esforço ou desconforto.

Enquanto todas essas práticas tocam as pessoas, o Método Feldenkrais é muito diferente. Na massagem, o praticante está trabalhando diretamente com os músculos, na quiropraxia, por exemplo, com os ossos. Estas são abordagens estruturais que procuram melhorar o problema através de mudanças na estrutura (músculos e coluna). O Método Feldenkrais é uma abordagem funcional e trabalha com a sua capacidade de regular e coordenar o seu movimento, o que significa trabalhar com o sistema nervoso e com a integração de toda a pessoa na ação motora desejada.

Ao contrário do yoga, o Método Feldenkrais não exige que você seja flexível, nem envolve estiramentos ou posições. Em vez de repetir e manter poses como no yoga, em uma aula de Feldenkrais você explora movimentos suaves e inovadores ao aprender a se tornar consciente de hábitos que podem estar causando dificuldades de movimento, ineficiência ou dor. Muitos praticantes do yoga exploram o Método Feldenkrais como uma forma de alcançar posturas que anteriormente lhes escapavam ou que causavam desconforto.

O Pilates é frequentemente associado ao condicionamento físico (fitness) e o Método Feldenkrais com integração corpo-mente. O Pilates foca mais na força muscular com o objetivo real de desenvolver um corpo mais magro e equilibrado. Feldenkrais também aumenta a força, mas ao invés de uma rotina de exercícios, envolve lições de movimento que aumentam a consciência de como todas as partes trabalham juntas para criar uma ação poderosa.

Uma aula de Consciência pelo Movimento pode ocorrer deitada, sentada ou em pé, embora na maioria das vezes sejam feitas deitadas. Você pode estar de costas, de lado ou de bruços, dependendo da sequência de movimento que está sendo explorada. O professor dá instruções claras e verbais. Há pouca ou nenhuma demonstração. Sua qualidade de movimento é baseada em sua experiência de si mesmo, não em algum modelo externo. O professor está lá para guiá-lo em direção a uma maior consciência de como você faz os movimentos. 

Em uma aula de Integração Funcional, o aluno pode se sentar ou deitar em uma maca baixa, enquanto o professor orienta a consciência do aluno sobre o movimento através do toque. A lição é freqüentemente silenciosa, embora alguma direção verbal ocorra. O toque é suave e não invasivo. Em ambas as experiências, o professor cria um ambiente seguro e estimulante para o máximo aprendizado do aluno.

Como os movimentos não são fisicamente exigentes, eles são capazes de interferir nos hábitos que você pode ter desenvolvido – alguns desde a infância, alguns devido a lesões ou traumas – que agora estão causando problemas em sua vida. O professor de Feldenkrais orienta sua atenção, verbalmente ou por meio de um toque suave. Você começa a aprender mais hábitos funcionais que o sistema nervoso incorpora, melhorando a amplitude de movimento, a respiração e a qualidade de vida. Como todos aprendem no próprio ritmo, as mudanças costumam ser graduais, mas a maioria das pessoas sentem alguma melhora mesmo depois de uma aula.

Nas aulas de Feldenkrais, os alunos permanecem completamente vestidos, portanto, use roupas confortáveis ou traga um par de calças soltas, shorts ou leggings para trocar.

Para se tornar um professor certificado, você deve se formar em um treinamento credenciado. O treinamento leva de 800 a 1.000 horas, distribuídos por 3 a 4 anos. O Método Feldenkrais só pode ser ensinado por professores certificados.

Os estudantes participam de lições de conscientização através do movimento e integração funcional, palestras e discussões. A mecânica, a biomecânica, a física, a neurofisiologia, o desenvolvimento do movimento, a biologia e as teorias da aprendizagem são apresentadas nos programas de treinamento.

Nós, do Feldenkrais BH, somos formados pela North American Training Accreditation Board, uma organização membro da International Feldenkrais Federation.

pessoas reais, depoimentos reais

"Descobri reflexos da minha coluna sobre o corpo e passei a ter mais respeito por ele. Além disso, comecei a experimentar uma sensação de relaxamento que, até então, desconhecia"
Cibele
Aposentada
“Participei de um workshop de uma semana e experimentei um bem-estar geral. Sentia detalhes da fisiologia do corpo e o percebia por completo. No dia a dia, os resultados foram mais flexibilidade na execução dos movimentos, melhorara nos desconfortos físicos, uma postura mais alinhada e uma entrega total ao relaxamento”
Juliana
Psicóloga
“Foi uma experiência muito emocionante. Chorei muito, pois ele não conseguia dormir nem no meu colo. Os movimentos eram suaves e gentis, mas eu sabia que ali estava ocorrendo um trabalho profundo. Ele fez uma sessão pela manhã e, chegando em casa, dormiu das 14h até às 6h do dia seguinte. Ele se livrou dos medicamentos”
Natália
Mãe do Caio
“Busquei como uma ferramenta de autoconhecimento, consciência corporal e para entender melhor as funcionalidades do meu próprio corpo”
Ana Rita
Dançarina

Imagens gentilmente cedidas por Rosalie O’Connor.